Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO PROTOTIPO DE FICHA PARA O SISTEMA!!!

Finalmente eu fiz um protótipo de ficha pro sistema! Ele não é o primeiro, pois o primeiro está em uma folha do meu caderno de química (Fazer o que? A aula tava muito chata!). Mas essa é a primeira ficha que eu fiz no PC. Eu não sei usar nenhum desses programas de edição mais avançados direito, então eu acabei fazendo a ficha no Google Docs mesmo. 😅 Ela acabou sendo uma combinação das fichas dos meus sistemas preferidos de mestrar e jogar: MightyBlade e D&D 5E, respectivamente. 

(D&D 5E - Gosto de jogar por causa da versatilidade que fornece, mas não gosto de mestrar por causa da complexidade.)

(Mighty Blade - Foi o primeiro que eu joguei e o que mais gosto de mestrar por causa da simplicidade.)


Por incrível que pareça, depois disso eu recomendo que qualquer um que queira criar um sistema de RPG comece pela ficha e depois pelas regras. "O que? Mas como isso é possível? Sem as regras, como eu posso criar a ficha?" Respondo essas perguntas com outra pergunta: Quando você começa a jogar um RPG qual é a primeira coisa que você faz: aprender a preencher a ficha ou decorar todas as regras? A verdade é que as regras básicas do seu sistema, aquelas que realmente são necessárias e vão guiar todo o decorrer do jogo estão na ficha! Dá pra saber muito sobre um sistema só de olhar a ficha. Pega uma ficha de 3D&T e compare com uma de GURPSpor exemplo. Os dois são sistemas genéricos, mas muito diferentes e até as fichas representam isso. Um sistema com espaço na ficha pra história, motivação, traços de personalidade deve ser muito mais focado na interpretação do que um sistema com espaço pra armas, armaduras, deslocamento e habilidades especiais. 



Vá fazendo a ficha primeiro, colocando apenas as informações que você acha que serão necessárias para o jogador conseguir jogar eficientemente e tente colocar tudo em uma única folha, pelo menos por agora. Pronto, você tem um guia das regras básicas do seu sistema! Agora sim você pode começar a escrever um manual e explicar cada uma dessas "regra não escritas" de forma mais aprofundada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

D&D 5E - Inquisitivo (Revisado)

  Como um Inquisitivo, você se destaca em descobrir segredos e desvendar mistérios. Você confia em seu olhar aguçado para detalhes, mas também em sua habilidade apurada de ler as palavras e ações de outras criaturas para determinar sua verdadeira intenção. Você se destaca em derrotar criaturas que se escondem entre pessoas comuns e as atacam, e seu domínio do conhecimento e seu olhar aguçado o tornam bem equipado para expor e acabar com males ocultos. Ouvido para Enganações Quando você escolhe este arquétipo no 3º nível, você desenvolve um ouvido apurado para detectar mentiras. Você tem vantagem em testes de Sabedoria (Intuição) para determinar se uma criatura está mentindo. Olho para Detalhes A partir do 3º nível, você pode usar uma ação bônus para fazer um teste de Sabedoria (Percepção ou Intuição) ou de Inteligência (Investigação). Além disso, você tem um bônus de +5 em seus valores passivos de Sabedoria (Percepção e Intuição) e Inteligência (Investigação). Luta Perspicaz No 3º ...

D&D 5E - Cavaleiro do Dragão Púrpura (Estandarte), Revisado

Um estandarte é um cavaleiro que inspira grandeza nos outros ao cometer atos corajosos em batalha. A mera presença de um em uma aldeia é suficiente para fazer com que alguns orcs e bandidos busquem presas mais fáceis. Um estandarte solitário é um guerreiro habilidoso, mas um estandarte liderando um bando de aliados pode transformar até a milícia mais mal equipada em um bando de guerra feroz. Um estandarte prefere liderar por meio de ações, não de palavras. Como um estandarte lidera um ataque, suas ações podem despertar reservas de coragem e convicção em aliados que eles nunca suspeitaram que tivessem. Estandarte serve como o nome genérico para o arquétipo do Cavaleiro do Dragão Púrpura se você usá-lo em configurações de campanha diferentes dos Reinos Esquecidos ou para modelar senhores da guerra que não sejam Cavaleiros do Dragão Púrpura. Inspiração: Fixing the D&D 5e Purple Dragon Knight Fighter | Nerd Immersion Grito de guerra Quando você escolhe este arquétipo no 3º nível, você ...

D&D - Armas Rebalanceadas

O problema Nem todas as armas de D&D são viáveis para uso, punindo aquele jogador que escolheu um chicote ou foice por motivos de interpretação, enquanto recompensa o “combeiro” que pega uma espada de duas mãos por motivos puramente mecânicos.  Para solucionar este problema, muitos apelam para a criação de talentos ou para o bom e velho re-flavor . Meu problema com a primeira solução é que, não só ela esquece que talentos são uma regra opcional do jogo, como ela não resolve o problema de personagens de nível 1 a 3 - tirando o Humano Variante. Sobre o re-flavor , ele funciona melhor para alguns casos do que para outros, eu nem sempre oferece a experiência que o jogador realmente queria - afinal, mesmo narrando uma arma, ele ainda sente como se estivesse usando outra (já que mecanicamente é exatamente isto que está acontecendo).  Minha solução Eu pretendo fazer um rebalanceamento leve, buscando viabilizar o maior número de conceitos de personagem, seguindo alguns preceitos b...