Personagens morrem, isso é normal e os jogadores devem aprender a lidar com isso. As vezes o seu personagem apelão, nível máximo e com todos os bônus e itens mágicos possíveis tira 1, não tem como fugir dessa. Nem sempre isso é algo ruim, as vezes a morte de um ou mais personagens gera situações memoráveis e dão aquela sensação de perigo aos jogadores, mas perecer nas mãos do mestre não é a única forma de perder um personagem. É sobre essas formas... "exóticas" de perder um personagem que eu falarei nessa postagem. Começando com:
MORTE POR FÚRIA DIVINA
Tenho que admitir que essa não é tão comum (não que as outras sejam), mas quando acontece é algo pra se lembrar. Vamos falar a verdade, discussões entre jogadores e mestres sempre acontecem. Já vi essas discussões causarem a morte de personagens, mas nunca desse jeito. Nos estávamos jogando uma aventura cyberpunk com o sistema +2D6 na casa de um amigo meu e o mestre e um dos jogadores estavam discutindo a horas. O personagem do jogador era um hacker, mas ele queria hacker tudo, ate coisas impossíveis de se hackear, e o mestre já estava ficando de saco cheio. Tudo isso acabou quando do nada o mestre se levantou, pegou a ficha do jogador e rasgou no meio na frente de todo mundo, causando assim a morte do personagem.
MORTE POR AFOGAMENTO
Outra morte exótica, porem bem comum, é o que eu gosto de chamar de "morte por afogamento". Toda boa mesa de RPG é preenchida por amigos, fichas, as vezes um mapa, lanchinhos e bebidas. Você já deve ter descoberto, né? Uma situação muito comum é o jogador derrubar refrigerante/suco/água na sua ficha ou pior, na ficha de outro jogador! Sim, geralmente o máximo que acontece é o jogador ser obrigado a refazer a ficha daquele personagem, então ele não morreu de verdade, mas ainda assim é uma situação desesperadora.
MORTE POR QUEDA NO LIMBO
Outra situação comum é a "queda no limbo". Quem fica com as fichas? O mestre ou os jogadores? Eu sempre acabou ficando com as fichas dos meus jogadores, para evitar que eles as percam e os seus personagens caiam no limbo de suas mochilas ou pastas, mas eu mesmo já deixei um personagem cair no limbo. Eu deixei a ficha no bolso da calça e botei pra lavar - acho que foi um limbo misturado com afogamento, sei lá.
Essas foram as "formas exóticas de perder um personagem" que eu me lembrei, mas existem muitas outras por aí. Talvez eu atualize essa postagem ou faça uma segunda parte para ela, quem sabe? De qualquer forma, cuidem dos seus personagens para não caírem nessas mortes terríveis e sempre leve uma poção de mana.
Comentários
Postar um comentário