Todo jogo que permita os jogadores criarem ou escolherem personagens diferenciados entre si enfrentam o grande problema do balanceamento, afinal, garantir que um não seja muito mais forte ou fraco que os outros é muito importante para que todos possam se divertir e isso vale tanto pra jogos Competitivos quanto para jogos Cooperativos.
Com isso em mente, o que você pensaria se eu dissesse que, as vezes, personagens desbalanceados entre si podem ser divertidos e dar certo? Imagine a Liga da Justiça, lá nós temos caras incrivelmente poderosos como o Super-Homem do lado de caras como o Batman. Agora me diga se o Batman não é um membro essencial do da equipe? A pergunta é: como fazer isso de um jeito que todos se divirtam.
(É Batman, dessa nem o capitalismo te salva XD kkkk)
Eu vou revelar uma coisa para vocês: eu tenho um problema com personagens não humanos em RPGs. Eu sei, se eu já sou um humano na vida real, nada mais justo que em um RPG ser qualquer outra coisa, mas eu simplesmente não me sinto bem jogando com qualquer coisa além de um humano. E tem tem que ser puro humano, sem soro de super soldado ou poderes ganhados de uma aranha radioativa, o cara que tem que ser um humano comum que conseguiu tudo através de treino e estudo.
Eu atualmente estou em duas mesas de RPG onde me deparei com uma situação ate bem interessante, uma das mesas é de CyberPunk e a outra é no cenário de The Witcher. Na de CyberPunk todos os personagens são humanos aprimorados biológica ou mecanicamente menos o meu personagem. Se você conhece The Witcher sabe que pra derrotar um único monstro é necessário todo uma comitiva de humanos ou apenas um bruxo, que consegue fazer o trabalho com muito mais eficiência. O meu personagem é... Tente adivinhar! Ele é um humano comum que caça monstros!
Em um primeiro momento eu estava meio preocupado pensando em pedir ao mestre para me dar alguma coisa para ficar no mesmo nível dos outros, algum item especial, pontos de perícia adicionais, mais dinheiro no inicio do jogo e ate pra enfraquecer os outros jogadores. No final eu consegui me divertir e ser útil do mesmo jeito, mesmo sendo o mais fraco ali. No final não importa se o seu personagem é o mais poderoso, o que importa é que ele seja útil e que você se divirta. Essa é a diferença entre personagens desbalanceados (um erro de design) e personagens assimétricos (com funções diferenciadas).
Então é isso! Não se importe muito com deixar todo mundo igual, deixe os jogadores tentarem jogar de formas diferentes com personagens diferentes, faça playtests ate o inferno para garantir que isso funcione (com dito na ultima postagem) e sempre leve uma poção de mana.
Comentários
Postar um comentário