Pular para o conteúdo principal

Por que criar o meu próprio sistema de RPG?


Na primeira postagem do blog eu falei sobre o meu objetivo de criar um sistema de rpg (jogo de interpretação), mas por que eu iria fazer isso? Responder essa pergunta será o foco desta postagem. Espero que ela ajude a quem possui o desejo de fazer o mesmo ou já esteja fazendo.

Se tem sistema pra tudo, pra que criar um novo?

Essa deveria ser a pergunta principal, afinal, existem muitos sistemas no mercado e muitos de graça. Existem sistemas pra quase tudo e se não tiver para o que você quiser é só adaptar algum sistema genérico para que ele se encaixe com o seu tipo de cenário. Então por que eu iria me dar ao trabalho de criar um sistema novo completamente do zero? 
As respostas para essa pergunta, no meu caso, são diversas. Uma delas seria o fato de que ate hoje nenhum sistema me agradou completamente, já vi sistemas muito bons, mas nunca perfeitos (perfeitos para mim). A criação de um sistema único e customizável, permitindo que eu usasse o mesmo sistema para diversos tipos de cenário parece genial para mim. 
Agora sendo sincero, a maior motivação para a criação de um sistema foi a possibilidade de criar um jogo. Como eu já disse, tenho um grande interesse por designe de jogos, porem não sei nada de programação, logo a criação de um sistema de RPG parece ser o método mais viável para que consiga criar um jogo.
Bem, essas são as minhas motivações. Talvez você esteja na mesma situação, talvez não em relação à criação de um jogo de interpretação, mas a criação de um jogo eletrônico ou sei lá. Pense no que te motiva a fazer isso e se valerá a pena. Eu pretendo fazer uma postagem sobre como começar a criar um jogo, porem uma dica e posso dar desde agora: apenas faça, nada te impede. Espero que essa postagem tenha sido útil, boa sorte achando a sua motivação e sempre leve uma poção de mana. 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mighty Blade 3 - Classe: Lutador

  BÔNUS DE ATRIBUTO +1 Força +1 Agilidade   HABILIDADE AUTOMÁTICA: Artes Marciais Habilidade - Reação Descrição: Uma vez por turno, quando acertar um ataque corporal que realizou utilizando uma Ação Padrão, você pode fazer 1 ataque desarmado como uma Ação Livre contra o mesmo alvo.   DESCRIÇÃO O Lutador é um artista marcial que abandonou o uso de armas tradicionais. Normalmente importunado por outros aventureiros, até que tenham derrubado um cavaleiro com uma voadora, quebrado os dedos de um conjurador ou nocauteado um ogro com um soco no queixo, o Lutador prova que já tem tudo o que realmente precisa.   RAÇAS Uma classe comum entre aesires, asterios, humanos e mahoks, com os dois primeiros a treinando para ser utilizada em competições de força ou batalhas e com os dois últimos as treinando como forma de defesa pessoal ou auto-aperfeiçoamento.   HABILIDADES BÁSICAS Acrobata Habilidade (Característica) – Suporte Descrição: Você sempre rola +1d6 em seus testes de equilíbrio, salto, piru

D&D - Armas Rebalanceadas

O problema Nem todas as armas de D&D são viáveis para uso, punindo aquele jogador que escolheu um chicote ou foice por motivos de interpretação, enquanto recompensa o “combeiro” que pega uma espada de duas mãos por motivos puramente mecânicos.  Para solucionar este problema, muitos apelam para a criação de talentos ou para o bom e velho re-flavor . Meu problema com a primeira solução é que, não só ela esquece que talentos são uma regra opcional do jogo, como ela não resolve o problema de personagens de nível 1 a 3 - tirando o Humano Variante. Sobre o re-flavor , ele funciona melhor para alguns casos do que para outros, eu nem sempre oferece a experiência que o jogador realmente queria - afinal, mesmo narrando uma arma, ele ainda sente como se estivesse usando outra (já que mecanicamente é exatamente isto que está acontecendo).  Minha solução Eu pretendo fazer um rebalanceamento leve, buscando viabilizar o maior número de conceitos de personagem, seguindo alguns preceitos básicos: N

Mighty Blade 3 - Caminho: Dampiro

Requisitos:   Para seguir este caminho você deve preencher os seguintes requisitos: Ter completado o ritual, mas nunca ter bebido sangue humano; ser filho de um vampiro; sobreviver à interrupção do ritual; ou qualquer outra brecha que o mestre considere válida. Habilidade Automática: Meio Vampirismo Habilidade (Característica) - Suporte Descrição: Você é imune a todas as doenças de origem natural ou mágica, Dreno de Energia e efeitos que causem Envelhecimento (de qualquer tipo ou origem). Além disso, você tem visão noturna e recupera 1 ponto de vida e Mana a cada cinco minutos descansando - quando dormindo, você recupera o dobro dessa quantidade. Em compensação, quando estiver sob a luz do sol, você recebe -2 em todos os seus testes. Descrição: Dampiros são mais fracos do que vampiros - pelo menos no inicio - e não podem criar carniçais, mas não precisam beber sangue para sobreviver e não são tão vulneráveis assim à luz do sol. A origem dos dampiros é misteriosa. Alguns dizem que v