Você tem um jogo em desenvolvimento? Esta com o prototipo pronto e não sabe o que fazer em seguida? Eu sei que você esta pensando em polir o jogo na segurança do seu quarto ate que ele fique perfeito o suficiente para deixar alguém jogar e sinto te dizer que essa é a pior ideia que você poderia ter tido em toda a sua vida e pode ser justamente o que fará o seu projeto nunca sair do papel.
Como sabem, eu estou trabalhando em um jogo de interpretação (RPG) e já tinha todo o conceito básico, porem sempre me escondia atrás da desculpa de "deixa eu escrever tudo antes, depois eu faço um playtest". Hoje percebo que isso me atrasou bastante, afinal, com vou saber se o sistema funciona se eu nunca o testei? Por isso decidi que o melhor jeito de começar a desenvolver um jogo é deixando ele ser jogado.
"Fail Fast", sabe o que significa? Em português significa algo como "Falhar Rapidamente". Agora você se pergunta como isso lhe ajudaria a avançar no processo de desenvolver um jogo. A resposta é simples e óbvia: se não falhar, como vai saber o que te fez falhar? É aquele velho conceito de que você tem cair para aprender a levantar. É simples, coloque o seu jogo pra funcionar, vai ser um desastre, agora veja o que você pode aprender com esse desastre para que ele não se repita no produto final e pronto! Agora você tem praticamente uma lista das coisas que deram certo e daquelas que precisam ser revisadas ou retiradas do produto final! Fantástico, não? Agora vem o meu conselho final:
(APENAS FAÇA)
Coloque seu jogo em prática, não tenha medo de criticas ou de pessoas que irão compara-lo a jogos feitos por grandes equipes. O seu primeiro jogo vai ser uma porcaria, não tem escapatória para isso e, mesmo que ele seja bem aceito e todos digam que ele foi o melhor jogo do mundo, você sempre vai olhar pra ele e pensar "tanta coisa que eu podia ter feito melhor se soubesse o que sei hoje" e essa é a graça de trabalhar com a criação! Tudo que você produz possui uma parte de você e de quem você era quando criou aquilo. Essa foi uma das maiores motivações para que eu desejasse me tornar um designer, um objetivo que esta cada vez mais próximo.
Obrigado pela atenção, não percam o foco, se esforcem para alcançar os seus objetivos e sempre levem uma poção de mana.
Comentários
Postar um comentário