Pular para o conteúdo principal

Mighty Blade 3 - Sistema de Progressão

Sistemas de Progressão, aquilo que garante que seus jogadores vão sentir como se seus personagens estivessem aprendendo e ficando mais forte a cada desafio que superam! Pelo menos essa é a ideia, nem sempre a execução é muito boa. 

No MightyBlade 3 nos são fornecidas duas duas ideias principais: Evolução por Pontos de Experiência (AKA aquelas bolinhas no topo da ficha) ou Evolução por Missão Bem Sucedida.

Na minha humilde opinião, ambos deixam a desejar. Se funciona na sua mesa, pode ignorar o resto do texto, vou até mandar minha catch phrase pra você não sentir que tá perdendo alguma coisa, vê só… Faça o que te faz feliz e sempre leve uma poção de mana!

Agora que esses “pesantes” já foram embora, vou explicar para a master race o que exatamente me incomoda em cada um dos sistemas.


                                                                        Experience Points | Listen via Stitcher for Podcasts

Progressão por XP

O livro não explica exatamente como distribuir os pontos de experiência, deixando o trabalho pesado para o mestre. Assim como o MB decidiu deixar a dificuldade dos monstros pra você adivinhar, os pontos de experiência que eles dão também ficou pro aspira. 


Meu problema com Pontos de Experiência é que eu não funciona pro o jeito que eu mestro. Inferno, eu não sei que monstros ou desafios meus jogadores vão enfrentar antes de mestrar pra eles. Eu improviso quase 75% dos meus jogos! Aí antes eu mestrava a aventura e ficava tentando analisar o que aconteceu e quem ganhou XP pelo o que depois, o que não era nada divertido também. No fim, eu falava pros jogadores quanto eles tinham ganhado, na próxima sessão ele perde a ficha e eu esqueço o número que eu tinha falado. 


Outro problema desse método, é se você quiser dar quantidades diferentes de pontos de experiência para cada jogador. Eu sei que tem esses santos que conseguem jogar uma campanha inteira com um personagem que não é bom em nada e se divertir do mesmo jeito, mas eu mesmo não sou assim e me frustro bastante com personagens assim. Sabendo que eu não sou o único, eu teria o mínimo de decência de dar a mesma quantidade de XP pra todo mundo.


Progressão por Sucesso

O problema com esse sistema é que ele só permite que personagens subam de nível por missões bem sucedidas, independente do quão difícil ou longa foi a aventura que eles falharam ou quão curta e fácil foi a que eles completaram. 


Os caras já se deram ao trabalho de tomar uma surra, perdendo recursos no processo, e você não vai deixar eles aprenderem nada com a derrota? Boa sorte fazendo essa aventura ir pra frente.


Não, eu não defendo que os personagens subam de nível a cada aventura independente do sucesso - apesar de já ter feito isso com sucesso. Explico minha solução abaixo.


                                                        cacete q foda // ZERO TO HERO on Behance

Progressão por Tier

Trabalharemos com a ideia de tiers ou níveis de poder. Assim capturamos a ideia de que é mais fácil tornar-se mais poderoso no início, mas depois vai ficando mais complicado. No início, seus jogadores precisam desse incentivo para continuarem jogando e pegar o embalo. Depois que já estiverem nos níveis mais altos, eles já vão ter outros motivos pra continuar engajados - desde que você tenha feito seu trabalho direito.

 

Nível | Tier | Progressão 

0-4 | Aventureiro | 1 Aventura por Nível

5-7 | Herói | 2 Aventuras por Nível

8-9 | Mestre | 3 Aventuras por Nível

10 | Lenda | 4 Aventuras por Nível


Esse é o que eu recomendo pra a maioria dos mestres, esses sortudos que conseguem mestrar a mesma campanha por décadas sem os jogadores perderem o interesse ou sem ficarem sem ideias pra história.


Agora se você é como eu e prefere uma experiência mais compacta e veloz, aqui vai o segundo método. 


Nível | Área de Influência | Progressão 

0-5 | Aventureiro | 1 Aventura por Nível

6 - 10 | Herói | 2 Aventuras por Nível


Faça o que te faz feliz e sempre leve uma poção de mana!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

D&D - Armas Rebalanceadas

O problema Nem todas as armas de D&D são viáveis para uso, punindo aquele jogador que escolheu um chicote ou foice por motivos de interpretação, enquanto recompensa o “combeiro” que pega uma espada de duas mãos por motivos puramente mecânicos.  Para solucionar este problema, muitos apelam para a criação de talentos ou para o bom e velho re-flavor . Meu problema com a primeira solução é que, não só ela esquece que talentos são uma regra opcional do jogo, como ela não resolve o problema de personagens de nível 1 a 3 - tirando o Humano Variante. Sobre o re-flavor , ele funciona melhor para alguns casos do que para outros, eu nem sempre oferece a experiência que o jogador realmente queria - afinal, mesmo narrando uma arma, ele ainda sente como se estivesse usando outra (já que mecanicamente é exatamente isto que está acontecendo).  Minha solução Eu pretendo fazer um rebalanceamento leve, buscando viabilizar o maior número de conceitos de personagem, seguindo alguns preceitos básicos: N

D&D 5E - Inquisitivo (Revisado)

  Como um Inquisitivo, você se destaca em descobrir segredos e desvendar mistérios. Você confia em seu olhar aguçado para detalhes, mas também em sua habilidade apurada de ler as palavras e ações de outras criaturas para determinar sua verdadeira intenção. Você se destaca em derrotar criaturas que se escondem entre pessoas comuns e as atacam, e seu domínio do conhecimento e seu olhar aguçado o tornam bem equipado para expor e acabar com males ocultos. Ouvido para Enganações Quando você escolhe este arquétipo no 3º nível, você desenvolve um ouvido apurado para detectar mentiras. Você tem vantagem em testes de Sabedoria (Intuição) para determinar se uma criatura está mentindo. Olho para Detalhes A partir do 3º nível, você pode usar uma ação bônus para fazer um teste de Sabedoria (Percepção ou Intuição) ou de Inteligência (Investigação). Além disso, você tem um bônus de +5 em seus valores passivos de Sabedoria (Percepção e Intuição) e Inteligência (Investigação). Luta Perspicaz No 3º níve

Mighty Blade 3 - Antecedentes Extras

Investigador Requisitos: Inteligência 3 Descrição: Você serviu a comunidade onde cresceu, permanecendo como sua primeira linha de defesa contra o crime. Você não é um soldado, dirigindo seu olhar para possíveis inimigos. Em vez disso, seu serviço à sua cidade natal era ajudar a policiar sua população, protegendo os cidadãos de infratores da lei e criminosos de todas as faixas. Benefícios: Você rola +1d6 em testes de Inteligência para encontrar armadilhas e passagens secretas, detectar mentiras, decifrar códigos ou cifras, deduzir causa de morte e qualquer outra ação que envolva procurar pistas e fazer deduções com base nelas. Equipamento Extra: Uma lente de aumento. Algemas e chave. Herdeiro Requisitos: Nenhum D escrição: Você é o herdeiro de algo de grande valor - não meras terras ou riquezas, mas um objeto que foi confiado a você e a você apenas. Sua herança pode ter vindo diretamente para você de um membro de sua família, por direito de nascimento, ou pode ter