Pular para o conteúdo principal

O Guia do Patrulheiro - Errar nunca foi uma opção


“Homens solitários somos nós, patrulheiros da natureza, caçadores - mas sempre caçadores dos servos do inimigo, pois eles são encontrados em muitos lugares, não apenas em Mordor.”

- Aragorn


Este guia usará as seguintes classificações:

Vermelho: Opção ruim, extremamente situacional.

Laranja: Opção medíocre, relativamente situacional.

Verde: Boa opção, forte e útil na maioria das situações.

Azul: Ótima opção, extremamente poderosa e versátil.


Introdução

No MightyBlade 3 o patrulheiro pode ser interpretado tanto como um caçador de monstros, que se especializou na arte de rastreá-los e derrotá-los, quanto como um eremita isolado, que aprendeu a sobreviver na natureza e utilizá-la ao seu favor, ou até mesmo como um simples franco atirador, que dedicou sua vida a dominar o uso do arco e flecha.

Sua função normalmente será auxiliar o grupo quando cruzando áreas selvagens e prover cobertura em combate através de disparos precisos ou numerosos.


Atributos

Força: Ela não só aumenta o dano de seus ataques, como também lhe permite usar armas mais poderosas, porém um Arco Recurso e a habilidade Precisão podem acabar tornando esse atributo obsoleto, enquanto que o caminho Arqueiro pode torná-lo um atributo azul.

Agilidade: Uma boa agilidade é essencial para você, que passará a maior parte do tempo se esgueirando furtivamente, escalando árvores e utilizando armas de distância.

Inteligência: O segredo é ver eles antes que eles vejam você. Esse atributo é extremamente útil para os seus testes e percepção e sobrevivência.

Vontade: O patrulheiro funciona melhor quando atua de maneira discreta e eficiente. Quer impressionar os outros? Faça através de ações e não de palavras. Se você pretende seguir o caminho do Domador, esse atributo se torna um verde.


Raças

Aesir: Uma boa opção para um patrulheiro de Força e voltado para a sobrevivência em ambientes frios, além de combinar bem com habilidades como Espírito Animal.

Anões: Uma boa opção para um patrulheiro baseado em força e voltado para a sobrevivência em ambientes montanhosos ou subterrâneos.

Astérios Parbandi: Uma opção viável para um patrulheiro baseado em Força e focado puramente em combate, porém mesmo assim existem raças mais versáteis.

Centauros: Uma ótima opção para um patrulheiro de Força e cujo estilo de combate seja voltado para bater e correr.

Elfos: O bônus de Agilidade vem super a calhar, além do +1d6 em percepção e das habilidades completamente voltadas para a sobrevivência na floresta.

Faens: Voar é ótimo, ainda mais para uma classe focada em ataques a distância.

Faunos: De início pode não parecer tão interessante, mas habilidades como Pintura Corporal e Sentidos de Caçador tornam essa raça uma ótima escolha. 

Firas: Até que funciona para um patrulheiro do deserto ou se o seu companheiro animal também for a sua montaria, mas existem opções melhores.

Humanos: Os humanos funcionam bem com qualquer classe e o patrulheiro não é exceção, mas não oferecem nada de especial e a maioria de suas habilidades extras são voltadas para interações sociais.

Metadílios: Uma ótima raça! Astuto e Táticas de Guerrilha são as habilidades mais atraentes.

Jubans: Pode funcionar se você pretender fazer um patrulheiro baseado em Força, mas mesmo assim existem opções melhores.

Levent: Asas Pesadas e Olhos de Águia são ótimas habilidades, só lembre-se de pegar Precisão antes de correr atrás delas.

Mahok: O bônus de defesa dessa raça não compensa, afinal, a ideia é que você esteja longe o suficiente dos inimigos para que nem precise se preocupar em ser atacado.

Tailox: Ótima raça, principalmente se você quiser bancar o rastreador, com diversas habilidades te ajudando em testes de sobrevivência e percepção.



Antecedentes

Diferente de outros sistemas, no MightyBlade 3 os antecedentes custam 1 ponto de Atributo. Por causa disso, não recomendo que selecione nenhum antecedente vermelho ou laranja, a menos que o seu mestre conceda antecedentes de graça - ainda mais se você pretende montar seu personagem ao redor de um companheiro animal.

Apotecário: Este antecedente foi feito para classes que não possuem Herbalismo como habilidade básica.

Artesão: Se o seu mestre lhe conceder bastante tempo livre para trabalhar antes e depois das aventuras, essa habilidade pode até valer a pena, ainda mais se você usa-la para criar munições especiais.

Caçador: Serve tanto para aumentar ainda mais o seu bônus em testes de furtividade e sobrevivência, como para te dar um bônus razoável nas duas sem que você precise sacrificar duas habilidades de combate para adquirir Sabedoria Selvagem e Furtivo.

Cartografo: No teoria é uma opção que combina, mas a utilidade deste antecedente vai depender do seu mestre e do tipo de campanha.

Cozinheiro: Novamente, depende bastante do seu mestre.

Curandeiro: Relativamente útil, mais se você tiver muitos pontos de Inteligência e menos se você tiver um sacerdote no grupo.

Devoto: Não vale a pena.

Escudeiro: Este caminho funcionaria melhor se patrulheiro fosse uma classe voltada para combate corporal, o que não é o caso.

Ex-escravo: Pode ser útil para um raça com Força 2, como uma maneira de aumentar a sua Carga e ainda ganhar um bônus de furtividade de brinde.

Expoente: Dependendo da raça, essa habilidade pode ser tanto redundante quanto muito útil.

Fazendeiro: Quem diria que o antecedente mais comum de Tebryn poderia lhe ser tão útil?

Fidalgo: Novamente, carisma não é a sua parada. Você é um bicho do mato, não um filho de papai.

Fylgja: Este antecedente foi feito para classes que não possuem Espírito Animal como habilidade básica.

Grumete: Sua aventura é marítima? Se sim, é azul. Caso contrário, verde.

Minerador: Extrair minerais não é muito útil para você, ainda mais quando metade do seu arsenal é feito de madeira.

Nobre: Novamente, seu trabalho não é ser a face do grupo, mas sim seus olhos e ouvidos.

Prodígio: Sugiro que espere até o nível 2 para se tornar Aprendiz de [Classe], mas se você sabe que jogará uma aventura curta ou quiser seguir um Caminho no nível 2, esse antecedente não é tão ruim.  

Sussurrador: Este antecedente foi feito para classes que não possuem Benção de Ellenis como habilidade básica.


Habilidades Gerais

Agilidade Heroica: Se você tiver Precisão, essa habilidade é ótima para você.

Atletismo: Melhor do que Acrobata para patrulheiros que querem um bônus em testes de movimentação.

Força Heroica: Melhor do que Agilidade Heroica para patrulheiros focados em Força.

Força Interior: Que força interior? Que vontade?

Fúria de Batalha: Viável para patrulheiros focados em Força.

Inteligência Heróica: Pode até te ajudar com seus testes de sobrevivência e percepção, mas sacrificar uma habilidade por +1 ponto de Inteligência já é exagero - a menos que você esteja seguindo a rota do alquimista.

Nanismo: Você não precisará de Defesa se estiver longe o suficiente de seus inimigos, mas o bônus de furtividade é bem vindo.

Nervos de Aço: Você não é uma classe conjuradora, então mesmo que possua muitas habilidades de ação, não vale tanto a pena.

Recursos: Um patrulheiro não precisa de armas e armaduras caras para ser eficiente, então deixe essa habilidade para os Guerreiros e Paladinos.

Sentidos Apurados: Essencial se pretender seguir o caminho do Arqueiro.

Vontade de Ferro: Você não precisará de Pontos de Vida se estiver longe o suficiente de seus inimigos.

Vontade Heróica: Que determinação? Que confiança?



Habilidades

Acrobata: Essa classe não tem Movimentos Evasivos e para escalar árvores/montanhas ou cruzar rios, habilidades como Atletismo são muito melhores.

Armadilheiro: Se você for esperto e seu mestre for legal, dá pra fazer um estrago com essa habilidade - sem falar que essa habilidade é essencial se você quiser se especializar em caçar um tipo específico de criatura.

Ataque Aleijador: Tornar um inimigo incapaz de alcançá-lo é sempre bom, além de ser uma habilidade que funciona tanto com ataques corporais quanto com ataques desarmados - ela também abre a árvore de habilidades que causam Efeitos de Sangramento, que também são muito boas.

Benção de Ellenis: Essa habilidade basicamente te concede novos pares de olhos e ouvidos, sendo ótima para conseguir informações sobre uma nova região ou garantir que seu grupo não será atacado durante a noite.

Companheiro Animal 1: Uma ótima habilidade, desde que você escolha o companheiro certo - de início eu sugiro uma coruja (reconhecimento), serpente (furtividade) ou lobo (combate).

Disparo Certeiro: Essencial para patrulheiros focados em Agilidade e para qualquer um que pretenda pegar a habilidade final da classe, além de poder ser utilizada para tornar mais fácil acertar ataques a alvos específicos.

Espírito Animal: Pode ser útil, dependendo da situação - eu sugiro Águia (para arqueiros), Cobra ou Lobo (ambos para combatentes corporais).

Evasão: Esta habilidade seria mais útil se sua classe te desse acesso a Ataque Evasivo, o que não é o caso.

Falhas na Armadura: Útil se vocês enfrentam muitos humanoides vestindo armaduras pesadas, o que geralmente não é o caso.

Flechas Rápidas: Aumenta a sua eficiência contra hordas de inimigos, mas se você tiver um Feiticeiro no grupo ela se torna um laranja.

Furtivo: Táticas de guerrilha são sempre bem vindas, ainda mais quando está habilidade te dá acesso a Emboscar.

Retesar Eficiente: Se você pretende utilizar bestas ou seguir o caminho Arqueiro, ela vira um azul.

Sabedoria Selvagem: É esperado que você tenha essa habilidade, ainda mais se você pretende seguir a rota do patrulheiro que utiliza poções e venenos (aka Gerald de Rivia).



Caminhos

Alquimista: Um ótimo caminho para se seguir como um patrulheiro, ainda mais quando você lembra que a maioria das suas habilidades também funcionam quando arremessando extratos.

Arqueiro: Esse caminho foi feito para o patrulheiros que querem deixar todo esse papo de natureza para lá e tornar-se o melhor franco atirador de Cassiopeia, além de ser um ótimo caminho para patrulheiros focados em Força.

Cruzado: De que adianta se dar ao trabalho de pegar um dogmas para seguir um caminho que gira ao redor de um atributo que você não tem?

Domador: É um ótimo caminho, apesar de exigir um patrulheiro meio unortodoxo, onde Vontade seria um atributo importante e onde você lutaria a maior parte dos combates em distância corporal.

Estringe: Queria jogar de Van Helsing? Caminho perfeito para você.

Lanceiro: Parece uma ótima maneira de tornar o seu personagem em um combatente corporal decente, pena que para segui-lo você precisará virar Aprendiz de Espadachim e aprender Sem Escapatória primeiro.

Tohunga: Até pode funcionar, mas é difícil aproveitar todos os benefícios desse caminho se você não for um combatente corporal ou conjurador.



Aprendiz de [Classe] 

Bardo: Novamente, diplomacia não é o seu forte.

Druida: As magias do druida podem adicionar um pouco mais de versatilidade ao seu arsenal.

Espadachim: Uma ótima maneira de versatilizar seu estilo de combate, ainda mais de você focar nas habilidades da árvore de Ataque Aleijador e Evasão.

Feiticeiro: Não tem nada a ver uma com a outra.

Guerreiro: Dá pra fazer funcionar, mas vale o esforço?

Ladino: Ele te dá acesso a muitas habilidades interessantes, desde Gatuno, até Ataque Evasivo e Mestre das Adagas.

Paladino: Ele até pode ser mais útil que o guerreiro, mas só se você fizer um personagem completamente voltado para destruir criaturas caóticas.

Rúnico: As habilidades dele não funcionam nos tipos de ataque que você vai realizar na maior parte do tempo.

Sacerdote: Pode até dar certo, ainda mais se você pegar Discípulo da Natureza ou Liberdade e Arma dos Deuses.

Senescal: Patrulheiro lidera por estratégia, não por carisma.

Xamã: Foi pra esse cara que a classe Domador foi criada, também foi pra ele que ficou as habilidades de combate corporal e os pontos de Vontade.



Equipamentos

Arco e Flecha: Esta arma foi feita pra você, do mesmo jeito que muitas de suas habilidades foram feitas para esta arma.

Bestas e Prodds: São uma opção viável.

Fundas, Plumbatas e Fustibalos: São armas baratas e categoricamente piores do que arcos, bestas e prodds - a menos que você siga o caminho Mestre das Fundas (http://pontosdemana.blogspot.com/2019/11/mightyblade-3-caminho-atirador.html).

Armas de Arremesso: O problema de armas de arremesso é que você só pode jogar uma por turno e é mais caro comprar várias adagas/azagaias/machadinhas do que comprar várias flechas/setas/balas. Torna-se mais viável se você pegar Aprendiz de Ladino ou se o mestre te der alguma arma mágica que volta para a sua mão.

Armas de Haste: Podem ser úteis se você seguir o caminho Lanceiro e comprar algumas habilidades da árvore de Ataque Aleijador, mas ainda assim você estará desperdiçando sua habilidade automática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mighty Blade 3 - Classe: Lutador

  BÔNUS DE ATRIBUTO +1 Força +1 Agilidade   HABILIDADE AUTOMÁTICA: Artes Marciais Habilidade - Reação Descrição: Uma vez por turno, quando acertar um ataque corporal que realizou utilizando uma Ação Padrão, você pode fazer 1 ataque desarmado como uma Ação Livre contra o mesmo alvo.   DESCRIÇÃO O Lutador é um artista marcial que abandonou o uso de armas tradicionais. Normalmente importunado por outros aventureiros, até que tenham derrubado um cavaleiro com uma voadora, quebrado os dedos de um conjurador ou nocauteado um ogro com um soco no queixo, o Lutador prova que já tem tudo o que realmente precisa.   RAÇAS Uma classe comum entre aesires, asterios, humanos e mahoks, com os dois primeiros a treinando para ser utilizada em competições de força ou batalhas e com os dois últimos as treinando como forma de defesa pessoal ou auto-aperfeiçoamento.   HABILIDADES BÁSICAS Acrobata Habilidade (Característica) – Suporte Descrição: Você sempre rola +1d6 em seus testes de equilíbrio, salto, piru

D&D - Armas Rebalanceadas

O problema Nem todas as armas de D&D são viáveis para uso, punindo aquele jogador que escolheu um chicote ou foice por motivos de interpretação, enquanto recompensa o “combeiro” que pega uma espada de duas mãos por motivos puramente mecânicos.  Para solucionar este problema, muitos apelam para a criação de talentos ou para o bom e velho re-flavor . Meu problema com a primeira solução é que, não só ela esquece que talentos são uma regra opcional do jogo, como ela não resolve o problema de personagens de nível 1 a 3 - tirando o Humano Variante. Sobre o re-flavor , ele funciona melhor para alguns casos do que para outros, eu nem sempre oferece a experiência que o jogador realmente queria - afinal, mesmo narrando uma arma, ele ainda sente como se estivesse usando outra (já que mecanicamente é exatamente isto que está acontecendo).  Minha solução Eu pretendo fazer um rebalanceamento leve, buscando viabilizar o maior número de conceitos de personagem, seguindo alguns preceitos básicos: N

Mighty Blade 3 - Caminho: Dampiro

Requisitos:   Para seguir este caminho você deve preencher os seguintes requisitos: Ter completado o ritual, mas nunca ter bebido sangue humano; ser filho de um vampiro; sobreviver à interrupção do ritual; ou qualquer outra brecha que o mestre considere válida. Habilidade Automática: Meio Vampirismo Habilidade (Característica) - Suporte Descrição: Você é imune a todas as doenças de origem natural ou mágica, Dreno de Energia e efeitos que causem Envelhecimento (de qualquer tipo ou origem). Além disso, você tem visão noturna e recupera 1 ponto de vida e Mana a cada cinco minutos descansando - quando dormindo, você recupera o dobro dessa quantidade. Em compensação, quando estiver sob a luz do sol, você recebe -2 em todos os seus testes. Descrição: Dampiros são mais fracos do que vampiros - pelo menos no inicio - e não podem criar carniçais, mas não precisam beber sangue para sobreviver e não são tão vulneráveis assim à luz do sol. A origem dos dampiros é misteriosa. Alguns dizem que v