Estrategista (Neutro): a partir do 5º nível, o homem de armas ganha a capacidade de decifrar as táticas de um oponente e desenvolver um contra-ataque a elas. Se passar um tempo observando ou interagindo com outra criatura fora de combate, ele receberá +1 para todas as jogadas e na CA envolvendo essa criatura para cada 5 níveis. Neste ponto, a habilidade de avaliar situações táticas do estrategista permite que ele aja rapidamente na batalha, podendo somar seu modificador de Inteligência em seus testes de Iniciativa ou Surpresa.
A partir do 8º nível, o estrategista passa a estudar táticas militares e a arte da guerra como forma de aprimorar a efetividade de seu grupo e como forma de direcionar seus aliados, dando a eles um bônus de +2 em testes de Iniciativa ou Surpresa. Neste ponto, a clareza de raciocínio do estrategista lhe permite somar seu modificador de Inteligência em suas Jogadas de Sabedoria.
A partir do 16º nível, o estrategista aprende a explorar as fraquezas de uma criatura estudando cuidadosamente suas táticas e movimentos. Quando passar um tempo observando ou interagindo com outra criatura fora de combate, ele causará +1d6 de dano para cada três pontos de Inteligência nos ataques contra essa criatura. Neste ponto, a forma de luta observadora do estrategista permite que ele preveja os movimentos do inimigo, podendo somar seu modificador de Inteligência em seu Bônus de Ataque e Classe de Armadura.
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