Filósofo
Requisitos
Para seguir este caminho você deve preencher os seguintes requisitos:
Inteligência 4
Vontade 3
Habilidade Automática
Estudante do Pensamento
Habilidade - Suporte
Descrição: Você rola +1d6 em testes de conhecimento envolvendo arcanismo ou clericato - como reconhecer magias, itens mágicos, símbolos sobrenaturais, tradições mágicas, planos de existência, criaturas extraplanares, divindades, rituais, orações, hierarquias religiosas e símbolos sagrados.
Descrição
Filosofia é a disciplina acadêmica mais pura que um estudioso pode seguir. Os filósofos passam suas vidas ponderando as questões profundas da existência; o propósito da vida, a natureza dos planos e a relação entre as raças mortais, deuses e outras criaturas imortais. Por meio do estudo das ciências naturais e da fala em público, eles procuram aperfeiçoar seu conhecimento do cosmos e seu propósito no universo.
Habilidades Básicas
Estudo Existencial
Habilidade - Suporte
Descrição: Seu tempo estudando a natureza da existência permite que você colete informações adicionais por meio da observação. Após 5 minuto interagindo ou observando uma criatura fora de combate, você aprenderá o seu plano de origem, se ela está mais alinhada ao caos ou à ordem, se ela possui Conhecimento Arcano ou Conhecimento Místico e a magia mais poderosa que ela pode conjurar - baseando-se no custo do pergaminho da magia em questão.
Arquivista de Ideias
Habilidade - Suporte
Descrição: Você pode escrever habilidade do tipo técnica da lista do Filósofo em itens de registro, o processo leva 1 hora por habilidade. Como uma ação de rodada completa, você pode escolher ler a habilidade registrada diretamente do item, reduzindo seu custo em 10 Pontos de Mana.
Eloquente
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você tem um talento de convencer ou comover outras pessoas apenas falando do jeito certo. Você recebe +1d6 em todos os seus testes para persuadir, mentir, perceber mentiras, intimidar ou em qualquer outra interação social.
Erudito
Habilidade – Suporte
Descrição: Você passou anos estudando livros sobre os mais diversos assuntos. Você rola +1d6 em qualquer teste ligado à história, heráldica, geografia, religião, astrologia ou qualquer tipo de conhecimento teórico.
Paradoxo
Habilidade (Técnica) - Ação
Mana: 20
Descrição: Você profere um discurso que semeia confusão na mente de seu inimigo. O alvo deve fazer um teste de Inteligência (dificuldade igual à sua Determinação). Em caso de falha, o alvo recebe -1 para cada ponto de Inteligência em todos os testes por um turno.
Este é um efeito mental.
Tesouro do Cosmos
Habilidade (Técnica) - Ação
Mana: 20
Descrição: Você profere um discurso que agride os sentidos de seu inimigo. O alvo deve fazer um teste Força (dificuldade igual à sua Determinação). Em caso de falha, o alvo fica cego, ensurdecido ou é incapaz de falar (sua escolha) por um turno.
Este é um efeito mental.
Crise Existencial
Habilidade (Técnica) - Ação
Mana: 20
Descrição: Você profere um discurso que questiona o propósito de uma criatura na vida. O alvo deve fazer um teste de Vontade (dificuldade igual à sua Determinação). Em caso de falha, o alvo é considerado Inapto em testes de Vontade por um turno.
Este é um efeito mental.
Esgotamento Mental
Habilidade (Técnica) - Ação
Mana: 20
Descrição: Você profere um discurso que drena o vigor de uma criatura. O alvo deve fazer um teste de Força (dificuldade igual à sua Determinação). Em caso de falha, o alvo fica Fatigado por um turno.
Este é um efeito mental.
Vontade Inabalável
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Sua força de vontade é resoluta, mesmo ao enfrentar seres ancestrais e de outros planos. Quando uma criatura extraplanar forçar você a fazer um teste de resistência (independente se a um efeito físico ou mental) ou confronto, você rola +1d6 no teste.
Habilidades Avançadas
Condenar Existência
Habilidade (Técnica) - Suporte
Requisitos: Nível 5, Crise Existencial
Mana: 30
Descrição: Você profere um discurso que bane uma criatura de seu atual plano de existência. O alvo deve fazer um teste de Vontade (dificuldade igual à sua Determinação). Em caso de falha, se o alvo for nativo de um plano de existência diferente daquele em que você está, o alvo será banido para seu plano de origem por 1 minuto.
Pane Mental
Habilidade (Técnica) - Suporte
Requisitos: Nível 5, Paradoxo
Mana: 30
Descrição: Você profere um discurso que paralisa a mente de uma criatura. O alvo deve fazer um teste de Inteligência (dificuldade igual à sua Determinação). Em caso de falha, o alvo fica paralisado por 1 minuto. O alvo pode refazer o teste cada vez que sofrer dano, encerrando o efeito sobre si mesmo em caso de sucesso.
Repreensão Filosófica
Habilidade (Técnica) – Reação
Requisitos: Nível 5
Mana: 20
Descrição: Seu domínio do arcanismo e clericato teórico permite que você atrapalhe conjuradores. Escolha uma criatura em seu campo de visão que esteja conjurando uma magia, você faz um comentário sobre a runa ou selo específico que ela está desenhando, buscando confundi-la e desconcentra-la. O alvo deve fazer um teste de Inteligência ou Vontade (dificuldade igual à sua Determinação). Em caso de falha, o alvo falha automaticamente no teste de conjuração.
Discurso Intuitivo
Habilidade – Suporte
Requisitos: Nível 5, Arquivista de Ideias
Descrição: Você ganha a habilidade de compartilhar suas conjecturas filosóficas com outras pessoas. Como uma ação de rodada completa, criaturas podem usar habilidades do tipo técnica da lista de Filósofo que você tenha registrado em um item que elas possuam - desde que sejam capazes de ler a língua em que você escreveu.
Magnum Opus
Habilidade - Suporte
Requisitos: Nível 5
Descrição: Escolha uma habilidade ação da lista do Filósofo, você se especializou no uso dessa habilidade. A habilidade escolhida passa a custar 5 Pontos de Mana a menos e você tem Inteligência +2 para o propósito de calcular os efeitos da habilidade.
Habilidade Final
Amante da Sabedoria
Habilidade - Suporte
Requisitos: Nível 10, Vontade Inabalável
Descrição: Até as criaturas extraplanares mais poderosas lutam para enfrentar sua vontade e senso de propósito. Criaturas extraplanares fazem testes de ataque contra você com Inaptidão e você é imune a efeitos mentais gerados por elas. Além disso, qualquer criatura extraplanar que faça um teste para resistir a efeitos mentais gerados por você, faz o teste com Inaptidão - se ela for Imune a Efeitos Mentais, ela não é considerada imune aos gerados por você, mas também não é considerada Inapta no teste.
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