A seção a seguir apresenta as raças centrais do Starfinder - seis espécies tão comuns nos Mundos do Pacto que são onipresentes (ou pelo menos reconhecidas) em todo o sistema solar. Um número de raças um pouco menos comuns nativas do sistema dos Mundos do Pacto, como elfos e anões, e ainda mais raças potenciais podem ser encontradas aqui e ali. Lembre-se de que essas são apenas as raças mais comuns dentro dos Mundos do Pacto - o sistema também contém muitas raças civilizadas, mas menos proeminentes, e quando se trata de raças de além dos Mundos do Pacto, vale tudo!
Androide
Atributos Iniciais
Força 3
Agilidade 3
Inteligência 4
Vontade 2
Habilidade Automática
Constructo
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você recebe +2 em testes de resistência contra efeitos físicos ou mentais, a menos que estes sejam feitos especificamente para afetar máquinas. Além disso, você não precisa respirar e consegue sobreviver no vácuo do espaço.
Descrição
Criações tecnológicas complexas feitas para se parecerem com humanos, os andróides eram originalmente uma raça de servos, mas desde então se libertaram para formar sua própria sociedade. Ao contrário dos robôs comuns ou IAs de navios, os andróides não respondem simplesmente de acordo com sua programação; em vez disso, eles têm consciência independente e são animados por almas - uma distinção crucial para seu status geralmente aceito como pessoas em vez de propriedade.
Habilidades Extras
Visão Excepcional
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você rola +1d6 em testes de percepção que envolvam a visão. Além disso, você também consegue enxergar na completa escuridão, mas nessas condições não consegue distinguir cores.
Raciocínio Aprimorado
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você pensa rápido e tem um talento natural para lidar com máquinas. Você recebe +2 em testes de Inteligência que envolvam computação, engenharia e iniciativa.
Blindagem Subcutânea
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você possui camadas de blindagem sob sua pele. Você tem +10 Pontos de Vida e Defesa +1 (esse bônus de Defesa conta como Armadura).
Especial: Você só pode selecionar essa Habilidade durante a criação do personagem.
Arsenal Humano
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você instalou um número de armas ocultas em seu corpo. Seus ataques desarmados sempre causam +2 de dano, e sempre que realizar um ataque desarmado você pode escolher o tipo de dano entre Eletricidade, Fogo ou Frio. Além disso, você pode realizar ataques desarmados a distância contra alvos a até 30 metros, causando metade do dano de um ataque desarmado normal.
Propulsores
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: A distância e altura de seus saltos é triplicada, você rola +1d6 em testes de salto e você sofre apenas metade dos danos por queda.
Bobinas Eletromagnéticas
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você pode carregar uma superfície em que estiver tocando com uma forte carga de eletricidade estática, prendendo-a às suas mãos. Você rola +1d6 em testes de escalada e agarramento, assim como em testes para evitar ser desarmado ou empurrado.
Kasatha
Atributos Iniciais
Força 4
Agilidade 3
Inteligência 2
Vontade 3
Habilidade Automática
Quatro Braços
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você possui um par de braços a mais. Estes braços não são hábeis o suficiente para realizar ataques, mas podem segurar itens (incluindo escudos) e auxiliam em tentativas de segurar e agarrar com firmeza, oferecendo um bônus de +1 em seus testes de agarrar, apertar e escalar. Além disso, quando apertar um alvo, você causa 2 pontos de dano adicionais.
Descrição
Originários de um planeta orbitando uma estrela moribunda muito além dos Mundos do Pacto, os kasathas mantêm a reputação de um povo nobre e misterioso. Eles são famosos por seus guerreiros anacrônicos, sabedoria ancestral e tradições estranhas.
Habilidades Extras
Quatro Braços 2
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você treinou com seus braços extras para ser hábil com eles. Você pode realizar um ataque extra por turno com seu par extra de braços, mas não pode utilizar Habilidades de Ação nos turnos em que fizer isso. Além disso, quando apertar um alvo, você causa 2 pontos de dano adicionais.
Esse bônus de dano se acumula com os bônus de Braços Fortes e Quatro Braços.
Historiador
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você é um estudante do vasto número de culturas conhecidas na galáxia. Você rola +1d6 em testes de conhecimento relacionados aos costumes, leis, governo, líderes, habitantes proeminentes, lendas, religião, história e tópicos relacionados.
Graça Natural
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você sempre recebe +2 em seus testes de equilíbrio, salto, piruetas e qualquer outra tentativa de se deslocar que exija coordenação, flexibilidade e precisão. Além disso, você tem Deslocamento +1 e a distância dos seus saltos é aumentada em 1 metro.
Raça do Deserto
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você está acostumado aos ambientes áridos e se sente confortável neles. Quando estiver em desertos ou ambientes áridos, você ganha +1 em todos os testes. Além disso, você não precisa beber líquidos para se hidratar – você retira umidade suficiente dos alimentos e nunca precisa ingerir água.
Código do Guerreiro
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você se recusa a usar armas de distância, utilizando apenas armas corporais ou lutando desarmado.
Você soma sua Vontade ao dano de seus ataques corporais e recebe +1 em seus testes de ataque corporal para cada 2 pontos de Vontade.
Mente Iluminada
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você possui uma clareza única de raciocínio. Você tem Vontade +1 e +5 Pontos de Mana.
Lashunta
Atributos Iniciais (Karasha)
Força 3
Agilidade 3
Inteligência 2
Vontade 4
Atributos Iniciais (Damaya)
Força 2
Agilidade 3
Inteligência 3
Vontade 4
Habilidade Automática
Telepatia
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você consegue se comunicar mentalmente com qualquer criatura em seu campo de visão, desde que você fale alguma língua que ela entenda. Comunicar-se mentalmente com múltiplas criaturas é tão difícil quanto conversar com múltiplas pessoas.
Descrição
Idealizados por muitas outras raças humanóides e dotados de habilidades psíquicas inatas, os lashuntas são ao mesmo tempo eruditos consumados e guerreiros iluminados, naturalmente divididos em duas sub-raças especializadas com diferentes habilidades e papéis sociais.
Habilidades Extras
Atratividade Universal
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você é assustadoramente atraente e todos concordam nisso, independente do quão diferente sua fisionomia seja. Você rola +1d6 em testes de sedução, não é considerado Inapto quando tenta seduzir esfinges e não recebe penalidade ao tentar seduzir criaturas com características biológicas muito distantes das suas. Além disso, se você tentar seduzir uma criatura que não se sente atraida pelo seu sexo, o pior que pode acontecer é que ela recuse, mas sinta-se lisongeada - a menos que seja uma falha crítica.
Dimorfismo Acentuado
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: A influência da sua sub-raça em você é muito mais acentuada do que nos outros membros da sua raça. Se você for um Lashunta Karasha, você tem Força +1 e rola +1d6 em testes de resistência a efeitos físicos; se você for um Lashunta Damaya, você tem Inteligência +1 e rola +1d6 em testes de resistência a efeitos mentais.
Especial: Você só pode adquirir esta habilidade durante a criação de personagem.
Assuntos Diversos
Habilidade (Característica) - Ação
Mana: 30
Descrição: Você estudou e praticou um pouco de tudo ao longo da sua vida. Você pode rolar +1d6 em um teste qualquer à sua escolha.
Pasmar
Habilidade (Característica) - Ação
Mana: 20
Descrição: Escolha uma criatura em seu campo de visão, se ela tiver Determinação menor do que a sua, ela fica Paralisada por 1 turno.
Mão Psicocinética
Habilidade (Característica) - Ação
Mana: 20
Descrição: Escolha um objeto em seu campo de visão que pese menos de 5 kg, você ganha a habilidade de levitá-lo e movê-lo livremente no ar, mas apenas de forma lenta (1 metro por turno no máximo). Você não pode realizar operações complexas, como disparar uma arma ou usar um computador, mas pode usar esta habilidade para fechar uma porta ou escotilha e apertar botões.
Esse efeito dura tanto tempo quanto você estiver concentrado nele.
Detectar Pensamentos
Habilidade (Característica) - Ação
Mana: 20
Descrição: Você detecta os pensamentos superficiais de criaturas inteligentes
em torno de você. Você detecta a presença ou ausência de pensamentos de criaturas conscientes em uma área com diâmetro igual à sua Determinação, o número de criaturas conscientes na área e a localização geral (norte, sul, leste, oeste) de cada uma delas.
Shirren
Atributos Iniciais
Força 4
Agilidade 3
Inteligência 3
Vontade 2
Habilidade Automática
Sexto Sentido
Habilidade - Suporte
Descrição: Suas antenas são tão sensíveis que você consegue sentir vibrações no ar. Se você sabe que um alvo invisível ou oculto existe, você pode fazer ataques e testes de percepção contra este alvo, mas realizará esses testes como se fosse Inapto. Além disso, você ignora bônus relacionados a camuflagem visual ou similares quando faz testes de percepção para localizar um alvo.
Descrição
Outrora parte de uma colméia voraz de predadores parecidos com gafanhotos, os shirrens só recentemente romperam com sua mente colméia para se tornar uma raça de telepatas fisicamente viciados em seu próprio individualismo, mas dedicados à ideia de comunidade e harmonia com outras raças.
Habilidades Extras
Telepatia
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você consegue se comunicar mentalmente com qualquer criatura em seu campo de visão, desde que você fale alguma língua que ela entenda. Comunicar-se mentalmente com múltiplas criaturas é tão difícil quanto conversar com múltiplas pessoas.
Gregário
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você consegue compreender muito rapidamente as estruturas sociais de uma cultura e seus indivíduos e é capaz de fazer amigos em qualquer lugar. Depois de cinco minutos de conversa, a pessoa com quem você esteja interagindo – e que não seja obviamente hostil a você, como um captor ou um inimigo jurado – torna-se propensa a ajudá-lo. Essa Habilidade geralmente serve para colher informações gerais (apesar de segredos não serem possíveis de conseguir) ou pequenos favores – como ser apresentado a alguém ou conseguir uma cerveja de graça. Você também recebe +2 em testes de seduzir, mentir, detectar mentiras ou qualquer outra interação social.
Cabeça Dura
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você é extremamente teimoso e é muito difícil dissuadi-lo de uma opinião, intimidá-lo, controlar sua mente ou manipulá-lo de qualquer forma. Você tem Vontade +1 e Determinação +2.
Combate em Grupo
Habilidade (Técnica) - Suporte
Descrição: Você ganha +1 nos testes de ataques corporais para cada aliado que esteja em combate corporal com o alvo.
Exoesqueleto
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Suas casca é particularmente resistente e forte. Você tem Defesa +2 (esse bônus de Defesa conta como Armadura).
Especial: Você só pode selecionar essa Habilidade durante a criação do personagem.
Devorar
Habilidade (Característica) - Ação
Mana: 10
Descrição: Faça um ataque corporal de mordida. Se acertar, sua mordida causa o dano normal e um dano adicional igual a 4/Corte e você recupera uma quantidade de Pontos de Vida igual à metade do dano.
Vesk
Atributos Iniciais
Força 4
Agilidade 3
Inteligência 2
Vontade 3
Habilidade Automática
Sangue Vesk
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você possui características aguçadas pelos hábitos bélicos da sua raça. Você tem +10 Pontos de Vida e rola +1d6 em testes de resistência contra efeitos de medo.
Descrição
Altamente musculosos e cobertos com escamas grossas, os vesk são exatamente tão predadores e guerreiros quanto parecem. Originários de um sistema estelar próximo aos Mundos do Pacto, eles procuraram conquistar e subjugar seus vizinhos estelares, como tinham feito a todas as outras raças inteligentes em seu próprio sistema, até que uma ameaça avassaladora os forçou a uma aliança relutante com os Mundos do Pacto - por agora.
Habilidades Extras
Fortaleza
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você é particularmente robusto e estoico. Você tem Resistência à Contusão e tem +5 Pontos de Vida.
Especial: Você só pode selecionar essa Habilidade durante a criação do personagem.
Mordida Poderosa
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você pode usar seus dentes para fazer um ataque desarmado. O dano da sua mordida é igual a Força +4/Corte.
Garras
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você treinou o uso de suas garras como ferramentas e armas. Você pode realizar ataques desarmados com suas garras, causando dano igual à Força+2/Perfuração. Suas garras também podem ser utilizadas para cortar cordas, panos e outros materiais com pouca dureza, e você recebe um bônus de +2 em seus testes de escalar, agarrar e segurar.
Potência
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você é mais forte e resistente do que a maioria dos indivíduos da sua raça. Você tem Força +1 e +5 Pontos de Vida.
Robustez
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você possui uma constituição vigorosa para os padrões da sua raça. Você tem +5 Pontos de vida e rola +1d6 em testes de Força para resistir à fadiga, venenos e doenças.
Mestre das Armaduras
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você sabe usar armaduras ao seu máximo potencial. Enquanto usando armaduras, você rola +1d6 em testes de para não ser derrubado e para realizar encontrões. Além disso, você ignora as penalidades ao modificador de corrida concedidas por armaduras com a característica Pesada.
Ysoki
Atributos Iniciais
Força 2
Agilidade 4
Inteligência 3
Vontade 3
Habilidade Automática
Tamanho Pequeno
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você tem uma estatura baixa, o que torna difícil lhe atingir ou detectar. Você pode rolar +1d6 quando fizer testes de Furtividade. Além disso, seu bônus automático de Defesa é 6 ao invés de 5. No entanto, para você armas corporais que requerem duas mãos são grandes demais para serem usadas com eficiência, e você precisa de ambas as mãos para usar qualquer arma com FN 5 ou mais.
Descrição
Pequenos e furtivos, os ysoki costumam ser subestimados por raças maiores. Ainda assim, por meio da inteligência e da habilidade tecnológica, eles se espalharam por todo o sistema solar, dando verdade ao velho ditado de que toda nave precisa de alguns ratos.
Habilidades Extras
Bochechas Utilitárias
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Suas bochechas são elásticas, permitindo que você guarde até 5kg de equipamento nelas. Além disso, uma vez por turno, você consegue passar um item de suas mãos para as suas bochechas - ou vice e versa - como uma ação livre.
Astúcia
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você é mais astuto que a maioria dos indivíduos da sua raça. Você tem Inteligência +1 e recebe +2 em todos os testes de Inteligência e Agilidade que envolvam percepção, mover-se em silêncio, camuflagem, furtar bolsos e testes semelhantes.
Sucateiro
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você sabe se virar, e recebe +2 em todos os seus testes que envolvam engenharia ou sobrevivência. Além disso, você pode pegar galhos, lascas de metal, pedaços de vidro e usar como se fossem ferramentas. Em geral, ferramentas improvisadas dessa forma se tornam inúteis depois de um único uso.
Raça Subterrânea
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você está acostumado aos ambientes subterrâneos e se sente confortável neles. Quando estiver dentro de cavernas ou em ambientes subterrâneos, você ganha +1 em todos os testes. Você também consegue enxergar na completa escuridão, mas nessas condições não consegue distinguir cores.
Faro
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você possui um faro extremamente aguçado. Você rola +1d6 quando puder fazer testes que envolvam o faro, e pode perceber, detectar, rastrear e identificar pessoas e locais através dele. O Mestre pode realizar testes para ver se você consegue farejar mesmo quando você não estiver ativamente procurando odores específicos.
Mordida Poderosa
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você pode usar seus dentes para fazer um ataque desarmado. O dano da sua mordida é igual a Força +4/Corte.
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